11.3.08

Chances renovadas para Pequim

A escalação da seleção brasileira saiu para mais um amistoso sem sal, que faz parte da falta de planejamento das Olímpiadas, já que Dunga é obrigado a não escalar somente o time olímpico por questões de marketing.

Ou seria por questão de falta de inteligência mesmo?

Enfim, isto não dá pra saber.

Mas dá pra avaliar e tirar algumas conclusões.

Sem falar do time olímpico, dá pra perceber velhas falhas na escalação: Thiago Silva na zaga, Adriano (Sevilla) no lugar de Richarlysson e qualquer volante no lugar de Gilberto Silva, por exemplo, seriam algumas alterações urgentes, mas que Dunga parece nem cogitar.

AGORA SOBRE O TIME OLÍMPICO:

Desde o começo deste blog, eu resolvi acompanhar de perto a seleção olímpica e criei até o especial "Seção Olímpica" (LEIA AQUI!) para comentar, posição por posição, as opções de Dunga.

Claro que eu sabia que muita coisa poderia mudar com o tempo, portanto faço agora algumas observações e alterações percebidas durantes os primeiros meses de bola rolando antes de Pequim 2008:

Goleiros: Diego Alves (foto), já cogitado pelo blog mesmo antes de virar titular absoluto do Almería, chamou a atenção de Dunga também. A briga virou pela reserva e Marcelo Grohe, que tem virado titular no Grêmio, pode participar da disputa como novidade.

Zagueiros: Alex Silva ainda não voltou de contusão, Breno não estreou pelo Bayern e Lima virou reserva absoluto do Bétis. Isto abre espaço para Léo, do Grêmio, que surgiu no Brasileirão do ano passado e se firmou agora no Gaúcho, sendo convocado por Dunga desta vez. Henrique, do Palmeiras, também é outra possível novidade na briga por posição. Mas é cada vez mais óbvio que pelo menos um beque acima de 23 anos estará no time.

Laterais esquerda e direita: Rafinha e Marcelo conseguiram se firmar em seus times da Europa e praticamente já assumem a titularidade em Pequim.

Volantes: Hernanes e Lucas estiveram nas duas convocações deste ano com toda justiça. Denílson, Arouca e Ramires brigam possivelmente por duas vagas, sendo que o último tem sido um dos principais nomes brasileiros na temporada. Uma grata surpresa!

Meias: Thiago Neves e Diego também estiveram nas duas convocações e são nomes certos se nada mais mudar. Os outros são incógnitas: Diego Souza ainda está se encontrando no Palmeiras, Wagner não consegue mesmo manter uma regularidade, Anderson não tem sido lembrado por Dunga e Renato Augusto ainda precisa voltar da contusão no rosto. Aqui só o tempo dirá!

Atacantes: Dentinho (foto) é a grande novidade pelo que tem feito no Paulistão. É claro que estadual não pode ser parâmetro para seleção, mas é preciso ficar de olho no garoto, até porque as outras opções da posição não são unânimes, com exceção do Pato, é claro.

Muita coisa ainda pode acontecer e as chances de cada jogador serão determinadas pelos próximos meses, já que os jogos com a amarelinha só servem para pegar experiência mesmo.

O time vai pra competição com um preparo "no susto", mas talentos e opções não faltarão para Dunga e Jorginho quebrarem a cabeça:


Nenhum comentário: