8.12.07

Seção Olímpica [nº 02] - GOLEIROS

Assim como prometido, aqui estou eu para inicia a Seção Olímpica, em que apresentaremos, posição por posição, jogador por jogador, uma lista de possibilidades para a convocação de Dunga nas Olimpíadas. Que ele fique de olho, porque eu ficarei de olho nele!

Primeiramente, os goleiros. Não temos muita quantidade, mas temos qualidade. Há quem ache que seria necessário gastar um dos jogadores acima de 23 anos nessa posição, já que nenhum dos goleiros são titulares absolutos em seus clubes. É um bom argumento, admito. Mas penso que há posições em que estamos mais carentes.


Renan

Renan Brito Soares
22 anos
1,85m

86,5Kg

Na minha seleção sub-23 é presença garantida. Trata-se de um eterno goleiro da seleção das categorias de base. Passou por todas, sempre como titular. E no elenco profissional do Inter já tem 51 partidas disputadas.

Não entendo como ainda é reserva do Clemer. Isso pode ser um argumento contra o gaúcho. Assim como sua “baixa” estatura para um goleiro.

Mas não vejo tais fatores como relevantes, de fato. O importante é sua razoável experiência e a eficiência demonstrada. Não parece ser um fora de série, mas é regular e tem potencial para se tornar um quando obter a continuidade sonhada no Internacional.

Está na primeira convocação do Dunga e deve ser o titular contra o time dos melhores do Campeonato Brasileiro. Se mantiver a regularidade costumeira, viajará para Pequim.


Cássio

Cássio Ramos
20 anos
1,95m
92Kg

Se hoje o Brasil tem a vaga para disputar as Olimpíadas, deve muito a ele, com certeza. Como já dito, dessa vez não houve Torneio pré-olímpico. E a seleção sub-20 foi a responsável pela disputa da vaga no Sul-Americano deste ano.

Nele, Cássio começou como reserva do inseguro Muriel (Internacional), mas virou titular na metade da competição, exatamente quando o Brasil começava a entrar no eixo. Mesmo assim, ele ainda precisou fazer jogos brilhantes.

Dessa forma, ganhou o destaque merecido que o fez até ir para seleção principal, dentro da filosofia de Dunga de levar os jovens “olímpicos” para serem observados. Em março deste ano, após a contusão de Hélton, Dunga levou Cássio para ser reserva nos amistosos contra Chile e Gana.

Mas veio o tiro no pé: Cássio não teve paciência para esperar sua chance no Grêmio, mesmo sendo tão novo. Exigiu sua saída e foi negociado para o PSV. No time holandês hoje ele sequer é o reserva do brasileiro Gomes, titular absoluto. Dessa forma, complicou sua convocação. Mas não pode ser um nome esquecido.


Diego Alves

Diego Alves Carreira
22 anos
1,88
83Kg

É a transferência mais cara de um goleiro para o futebol europeu. Foi o primeiro goleiro a jogar na Liga Espanhola. E esteve na lista de pré-convocados de Dunga para a Copa América.

Diego surgiu no Atlético/MG e foi vendido para o fraco Almería, da Espanha. Mesmo assim não foi esquecido pelos brasileiros e nem pelo técnico da seleção.

Parecia que ia ficar jogado na reserva de Cobeño em seu clube. Porém, contrao Sevilla, semana passada, Diego Alves pôde, enfim, ser titular. E fez o que precisava para fortalecer seu nome na seleção das Olimpíadas: pegou tudo!

Na enquete do site oficial do Almería ele tem sido eleito o melhor da partida com louvor. Foi destaque em toda a mídia espanhola e já é cotado pra manter a posição de titular nos próximos jogos. Impressionante a virada do ex-Galo!

Marcelo Grohe

Marcelo Grohe
20 anos
1,88
88Kg

Provavelmente é o mais desconhecido entre todos os nomes. E isto acontece possivelmente por ele ter tido poucas oportunidades no time principal do Grêmio.

Após a contusão de Saja, no final desta temporada, Gallato foi preterido por Grohe e o jovem gaúcho pôde assumir a titularidade sem decepcionar.

Sempre foi muito comentado nas categorias de base, quando era titular absoluto no time, mas eterno reserva na seleção. Em 2008, se Saja não se recuperar rapidamente (deve voltar no fim de janeiro), Marcelo terá a grande chance de aparecer para Dunga, que não parece lembrar de seu nome com muita apreciação.


Felipe

Felipe Garcia dos Prazeres
19 anos
1,90
79Kg

Irregular e conturbada. Assim tem sido a carreira curta do jovem reserva de Fábio Costa no Santos.

Em 2006, Felipe estreiou contra o Corinthians e fez uma ótima partida, em que comprovou os elogios recebidos em todas seleções de base pelas quais passou.

No final deste mesmo ano, veio o pior momento: Felipe foi pego no exame de dopping e acabou sendo excluído da seleção que disputou o Sul-Americano sub-20, no Paraguai.

Ele foi absolvido da acusação, não teve pena nenhuma, mas teve que carregar essa mancha na sua carreira. Passou a maior parte de 2007 como 3º goleiro do Santos e só entrou como titular uma vez.

Em campo, não me passa segurança. Mas sempre é lembrado e parece ter muito “marketing” entre os empresários. Luxemburgo não perde uma chance de elogia-lo e parece realmente brigar por posição nas Olimpíadas, caso jogue mais vezes em 2008.


E o Opinião em Campo convoca:

Renan e Diego Alves. A titularidade depende da situação de cada um em seus clubes. Os dois poderão ser titulares em 2008.


Nenhum comentário: