
E o Mundial de clubes da FIFA 2007 começou! Com um jogo "tosquíssimo", diga-se de passagem, entre o Sepahan (Irã) e o Waitakere (Nova Zelândia).
Tosco, mas é um jogo necessário. Se a competição quer realmente carregar o status de “mundial”, precisa envolver os principais times de todo o mundo.
Não sou completamente a favor do modelo de disputa do Mundial hoje. Mas também entendo que, dentro das possibilidades do calendário atual, não há nada melhor pra fazer.
Agora imaginem como seria interessante uma competição desse nível com mais datas para a realização de mais jogos. E com a participação de mais clubes, inclusive.
Entendo que não é fácil. Mas deveria haver um esforço maior da FIFA para fazer o Mundial crescer.
Deveriam ser incluídos os vice-campeões da Europa e da América do Sul, o que subiria o nível da disputa. Dentro daquele projeto de valorização da Copa Sul-Americana, comentado em um post anterior, poderia acontecer uma repescagem de vaga pro Mundial, entre o campeão da Sul-Americana e o campeão da Copa da Uefa. Imaginem!
Poderia acontecer até um confronto de todos contra todos, com 6 ou 8 times, premiando o melhor time no final, com um sistema justo e igualmente emocionante. Talvez apenas um mês no calendário já resovleria o problema, talvez não.
Mas deveria ser algo pra FIFA pensar e mudar. O Mundial precisa crescer, não pode ser menos importante do que as competições continentais. E esse processo de valorização passa pelo aumento de times (europeus e sul-maericanos, é claro) e datas. Insisto: seria espetacular!
Nenhum comentário:
Postar um comentário