12.3.08

Uma volta pela Europa [nº 12] :: A Europa é da Inglaterra!

O futebol sai das terras tupiniquins e viaja pra onde todos os craques se encontram. Uma volta pela Europa é essencial pra entender melhor a essência do esporte.


O Liverpool, do matador Fernando Torres (foto), venceu a Inter nesta terça-feira pela Liga dos Campeões e confirmou a superioridade do futebol inglês na Europa atualmente.

Eu já tinha revelado em um post antigo minha admiração pela Premier League, que ainda se mantém como o campeonato europeu mais emocionante, já que a disputa entre Manchester x Arsenal promete durar até o final.

Já na Liga dos Campeões o que menos importa é a posição nos campeonatos nacionais.

O melhor exemplo disto é o Liverpool, que não consegue nem se firmar na 4ª colocação do Inglês, mas bateu a Inter, líder disparada do Italiano, por um resultado combinado de 3 x 0.

E quais são as chances destes times ingleses na Liga?

Claro que tudo depende do sorteio e o sucesso de um dos 4 é previsível, mas não é difícil apontar ponto negativos em cada um deles:

Liverpool: o time criou uma dependência de Fernando Torres no ataque, que tem jogado muita bola, mas não é tão confiável. A fase do espanhol é impressionante, com 14 gols nos últimos 13 jogos. Mas e se esta fase passar? Restarão poucas soluções para salvar o time.

Arsenal: a juventude do elenco, que tanto facilitou o combate contra o experiente Milan, pode ser a pedra no sapato agora . As principais referências do time londrino, como Fábregas e Adebayor, enfrentam a primeira Liga com a responsabilidade de serem os destaques da competição. Será que darão conta? claro que não duvido, mas não será fácil!

Manchester: O futebol ofensivo e bonito, tão aclamado por todos, pode virar o problema. Não faltam exemplos de times parecidos que fracassaram na Liga. Afinal, um dia de falta de inspiração dos atacantes pode colocar a defesa em risco e complicar todo o ótimo trabalho do ténico Alex Fergusson (foto).

Chelsea: outro caso de inexperiência, mas desta vez o próprio treinador pode ser o problema: Avram Grant tem feito um excelente trabalho, com uma ótima média de aproveitamento. Mas ganhar a Liga é pra poucos e ele não parece ter o perfil ideal para a competição.


Nenhum comentário: