11.2.08

O clássico de verdade


Não faltou polêmica no último clássico do Paulistão, aquele 0x0 entre Corinthians e São Paulo, que poderia ter sido 2x0 para o tricolor.

E eu escrevi aqui sobre a importância desses lances polêmicos, que ressucitam jogos pouco empolgantes e fazem a semana ter mais graça, com provocações clubísticas em todos os lugares da sociedade.

E dessa vez foi ainda melhor: além do polêmico pênalti de Miranda, o jogo ainda foi bom.

O Santos saiu na frente, tomou a virada, mas Rodrigo Souto conseguiu o empate.

Nos minutos finais, quando a defesa são-paulina parecia só cochilar, Carlos Alberto saiu do banco para ser o nome do clássico.

E o jogo se otrnou o principal do Paulistão até aqui, com grandes confrontos dentro e fora de campo, com muitos gols e emoção de sobra.

Mais uma vez, para não ficar em cima do muro: foi pênalti do Miranda sim! Mas o lance indiscutivelmente é dificílimo para o juiz, até porque a regra (novamente) é confusa neste caso.

Vamos aos PITACOS do tricolor e do alvinegro da Baixada:

* Onde deixaram a segurança da defesa do São Paulo de 2007? O lance do gol do Kleber Pereira ainda aconteceu de maneira semelhante por duas vezes e isso quase definiu o clássico. Só Miranda não resolve, até porque seus companheiros têm sido apáticos, lentos e distraídos. A volta do bom futebol tricolor passa por este acerto.

* Aloísio e Adriano começaram mais um jogo e dessa vez não foram tão bem. No próximo jogo a dupla não se repetirá, já que Adriano arrumou uma expulsão boba. O acerto desta parceria passa por entrosamento e, dessa forma, vai ser difícil chegar neste ponto.

* Fábio Santos foi muito criticado neste blog e depois de ontem preciso fazer justiça: o futebol do volante tem começado a evoluir. Ontem, se ele não foi o grande nome que justifica a saída de "Ricky" de sua posição, pelo menos conseguiu contribuir de maneira mais eficiente do que em todos últimos jogos. E logo no clássico, o que mostra que o jogador tem personalidade.

* No lado do Santos, a grande conquista de Leão é a personalidade que seu time mostra nos clássicos, pois contra o Palmeiras foi a mesma coisa: o time é inferior, sabe de suas limitações, mas joga com garra e até com certa inteligência, pois aproveita os contra-ataques e bloqueia bem algumas armas ofensivas do adversário. Quem sabe contra o Corinthians funcione melhor...

* O grande problema do time continua sendo a armação. Tabata não consegue dividir a função com seus bons alas, como deveria. Dessa forma, o time passa a depender de talentos esporádicos, como Kleber Pereira, Rodrigo Souto ou Tiago Luís.

* Talvez fosse o caso de Leão testar dois meias, promovendo Alex como titular. Até porque os 3 zagueiros juntos não têm dado a tranqüilidade sonhada para a marcação. Tirar um volante e colocar um meia é muito ousado? Acredito que o Santos tem pouco a perder daqui pra frente e só lhe resta arriscar mesmo.

* Foi só eu elogiar o Fábio Costa no último post do Santos e ele aprontou das suas: falhou nos dois gols claramente e pode ser considerado o grande responsável pela derrota. Sim, acho que ele foi mais culpado até do que o árbitro pela tragédia para o Santos.

* O São Paulo vai aproveitar a empolgação para enfrentar agora para desafiar a retranca do Marília.

* Palpite? 3x1 para o tricolor

* Já o Santos buscará a reação contra o já virtualmente rebaixado Rio Preto.

* Palpite? 2x0 tranqüilo para o time da Vila.

Um comentário:

Lucas "Palmeirense" Mello disse...

Fábio Santos que fez dois gols pro São Paulo. O primeiro e cabeça e o segundo em que ele fez strikecom a barreira do Santos. Bricnadeira aquilo. Já o Ituano é ridículo, especialmente aquele Fábio Fidélis. Se fosse nosso time da Cásper eu mandava embora...
Prefiro até o Bebê Gigante.

Fuii!