30.1.08

Nove para a camisa nove

A foto acima é da Placar de fevereiro.

Obviamente o assunto da capa é o que mais chama a atenção, com (da esquerda para a direita) Ronaldo, Adriano, Alexadre Pato, Nilmar e Luís Fabiano vestidos com a camisa 9 da seleção brasileira, que busca o centroavante ideal.

“Cinco nomes, uma camisa” é um bom título, mas eu discordo.

Não cheguei a ler a revista ainda, até porque mal saiu do forno.

Mas certamente há mais candidatos à camisa 9 do que estes citados na capa.

Talvez eles tenham sido citados no recheio da revista, mas prefiro fazer minhas próprias análises dos candidatos à camisa 9 da seleção.

Nem todos estão prontos hoje, mas como o projeto é com um pensamento para a Copa de 2010, acho que ainda pode dar muita briga entre estes centroavantes:

Luís Fabiano - Certamente é o que está mais à frente da concorrência. Em ótima fase no Sevilla e depois dos gols contra o Uruguai, conquistou a vaga provisoriamente. O que pode atrapalhar é uma possível tranferência. Se for para outro time e não se adaptar, o que é comum, pode perder espaço tão rápido quanto conquistou.

Alexandre Pato - Passado todo o exagero que cercava a estréia de Pato com a camisa do Milan, chegou a hora do garoto provar que realmente é tão diferenciado quanto dizem. Tem talento, é óbvio. Mas acredito que ainda deveria ralar mais para chegar com tanta moral e vestir a 9 canarinho. Nos poucos jogos do Milan até aqui dá pra perceber que ele ainda precisa aprimorar alguns fundamentos.

Ronaldo - É inegável o talento e o poder de recuperção do Fenômenos. Mas também inegável, na mesmo proporção, que os seus problemas musculares podem levá-lo a ficar de fora dessa disputa. Em forma, é um talento sem tamanho e tem provado isso quando volta para o Milan, mesmo que dure 2 ou 3 partidas. Se conseguir continuidade, merece, mais do que qualquer um, a grande chance.

Adriano - Vai demorar a conseguir a confiança de todos novamente. É cedo para falar que o São Paulo já o recuperou, mas a tendência é essa. Depois disso voltará para a Europa e, perto do seu auge, é nome de seleção sim!

Nilmar - Mais um com problemas musculares eternos. Agora, por exemplo, está de molho por 1 mês. Mas, além disso, acho que ainda falta mais força física para ele. Contra zagueiros europeus ele sofreria muito, como sofreu enquanto jogou na França. Se compensar isso com sua velocidade, ótimo. Mas nem sempre compensa.

Fred - Depois de um ano de contusões, tem perdido tempo em problemas com a diretoria do Lyon. Precisa definir onde vai jogar. Depois disto, acredito que voltará a ser firmar. Já fiz até um post sobre isso: acredito neste mineiro.

Ricardo Oliveira - Quase foi pra Copa de 2006 e tem características que gosto muito em um centroavante. Mas desde que saiu do Bétis nunca se firmou de verdade. Passou bem pelo São Paulo, mas por pouco tempo. Agora tem se recuperado no Zaragoza, mas precisará de mais visibilidade para voltar à amarelinha.

Liédson - Não compreendo a falta de oportunidades para ele na seleção. Ao menos algumas chances ele já mereceria, mas nunca aconteceu. Enquanto isso segue brilhando em Portugal e parece que não será diferente enquanto ele não mudar de time. Ou melhor, de país. Mas é preciso ficar de olho!

Vagner Love - Foi o queridinho de Dunga por muito tempo e não conseguiu agarrar a oportunidade de fato, apesar de alguns poucos bons jogos. Agora já deixou de ser lembrado na lista do 1º amistoso. Tende a cair no esquecimento, mas Dunga pode lembrar dele a qualquer momento.

Como dito acima, nem todos estão prontos e as idéias são a longo prazo.

O dono da 9, hoje, é Luis Fabiano.

Mas ele não pode relaxar, pois as opções estão na mesa.

Muita coisa só o tempo irá dizer, mas no fim caberá a Dunga decidir quem guardará as bolas na rede para a seleção daqui pra frente.

Nenhum comentário: