8.2.08

2007 mais uma vez

O passado voltou à tona para os palmeirenses.

E não falo de um passado muito distante.

Basta olhar para 2007 e eles verão cenas semelhantes às de quarta-feira.

Seja na derrota após ter o domínio completo do jogo por quase toda a partida.

Seja nas finalizações bizarras.

Seja nos erros individuais causados pelo nervosismo de sair atrás do placar.

Seja nas declarações sem firmeza do seu treinador após outro vexame.

Todo esse filme o Palmeiras representou ano passado.

E no ano que deveria mudar tudo isso, os sinais são de estagnação.

A derrota por 3 a 0 para o Guaratinguetá foi o símbolo disso.

Há tempo para mudar, mas os segundos estão correndo mais rápido do que Luxemburgo imagina.


Vamos aos PITACOS alviverdes:

* Muita gente por aí criticou a volta de Marcos como titular, considerando um erro. E eu discordo! No lance do gol, em que todos apenas dizem que ele falhou, Marcos já disse que escorregou. Por mais humilde que Marcos seja, não adianta assumir um erro que não existiu: acidente é uma coisa; erro é outra!

* A volta de Marcos veio para trazer uma melhora para o lado psicológico do time, que estava abalado após 3 resultados ruins. E a idéia funcionou: o time entrou mais animado do que em todos jogos do ano e dominou tudo até tomar o gol de pênalti.

* Gostei do esquema adotado desta vez. Tudo funcionou razoavelmente bem, mas Luxa precisa observar uma coisa: Diego Souza jogou pro ataque demais e Pierre ficou sobrecarregado. Claramente, não deu certo. O bom volante perdeu a concentração e fez erros que não são comuns para ele. Será que vale a pena arriscar sempre?


* Olhando pelo lado bom: até o time se perder, depois do 2º gol, Valdivia estava jogando o seu melhor futebol em 2008. Com dois meias a mais para dar trabalho aos volantes e mais próximo do gol, o chileno abusava de toques rápidos e inteligentes.


* O mais difícil para acertar agora não será a tática, que deveria ter mais padrão. Complicado será trazer uma recuperação psicológica para o time, que já estava visivelmente nervoso contra o Guará.


* Alex Mineiro vinha atuando sozinho e isso atrapalhou o centroavante demais. Mas ontem jogou com bastante companhia, recebeu bolas e não fez nada de útil. Mas as companhias também não convenceram, especialmente Diego Souza e Léo Lima.


* A chance de dar a volta por cima virá contra o péssimo time do Bugre, ainda fora de casa, apesar do mando de campo.


* Palpite? 2x0 e um pouco mais de tranqüilidade para o alviverde.

Nenhum comentário: