
O clássico Fla x Flu de 2008 tem sido apontado como o grande jogo para 2008.
Isso porque os dois times estão na Libertadores e têm investido de verdade para sair com o título da América.
Mas é preciso parar e pensar.
Reforçar não é só contratar vários jogadores de qualidade. É preciso fazer isso com inteligência e cautela.
Enquanto o Flamengo tem recheado seu meio-campo de uma forma perigosa, o Fluminense apostou no ataque.
No Fla surgiram vários jogadores semelhantes, com características defensivas razoáveis, mas com ótima saída de bola e surgimento no ataque, o chamado “volante moderno”.
Kleberson e Jônatas foram contratados. Cristian, mais cabeça de área, Ibson e Toró já estavam na Gávea. Renato Augusto e o novato Marcinho jogam um pouco mais na frente, mas o primeiro é nome certo pra preencher o meio do Fla.
E assim cria-se o problema: escalarar os jogadores sem perder a forte pegada deste ano, que dava condições para as subidas constantes de Léo Moura e Juan nas laterais.
Não acho que Joel abrirá mão de seu primero volante, Cristian. Ibson e Renato Augusto estão entrosados, devem permanecer. E então Kléberson ou Jônatas terão que aceitar a reserva, tendo ainda a sombra de Marcinho. Complicado!
E ainda falta o segundo atacante para realmente ajudar esse meio-campo a funcionar, pois a ligação entre o meio e a pequena área pode se tornar deficitária.
Já nas Laranjeiras, Washington e Dodô já foram anunciados. São centroavantes muito parecidos e que darão trabalho. Não só para os adversários, mas talvez para o Flu também.
Ainda especula-se muito sobre a chegada de Falcao e Leandro Amaral.
Além de faltar um jogador de mais agilidade e velocidade, será muita concorrência, que pode gerar até problemas de ambiente.
Dodô e Leandro Amaral também não são jogadores de perfil muito adequado para a Libertadores. Como provavelmente serão os reservas, as queixas e desentendimentos internos podem não demorar a aparecer.
E o Flu também apresenta mais carências. Está bem de volantes, mas precisa acertar os laterais, o goleiro e o companheiro de Thiago Neves, se é que este irá ficar. Luxemburgo já anunciou que tentará convencer o meia a ir para o Palmeiras. Haja novela!
Joel Santana e Renato Gaúcho terão fortes dores de cabeça. Veremos quem terá talento exatamente para administrar os talentos disponíveis. Nada fácil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário