4.12.07

Seção Olímpica - Abertura


Não há argentino que discuta: se o assunto é futebol, o domínio é brasileiro.

Mas mesmo com essa superioridade escancarada, há um título ainda não conquistado. Não chega ser tão importante, mas por causa desse jejum tem se tornado destaque. E em 2008 vamos em busca do sonho da medalha de ouro olímpica no futebol novamente.

Sonho este que já demitiu muito técnico, já fez com que pagássemos micos históricos e até queimássemos alguns jovens jogadores.

Até 1980 as maracutaias soviéticas fizeram efeito e o Leste Europeu dominou quase que completamente as Olimpíadas através de brechas no regulamento. Depois disso, já chegamos muito perto e também muito longe. Temos medalha de prata, mas também temos péssimas recordações de eliminação ainda no pré-olímpico.

Em 2008 quem comandará o time sub-23 e tentará entrar para a história é o Dunga. Um erro, afinal, seria necessário um projeto olímpico, totalmente paralelo à seleção principal, para que uma não atrapalhasse a outra. Até porque temos técnicos realmente mais capacitados para assumir o desafio. Seria interessante observá-los treinando a amarelinha.

Então, sem esse projeto olímpico, mais uma vez, não acredito que virá a medalha.

O primeiro esboço de preparação acontecerá nesta semana. Foi agendado um amistoso no domingo para a seleção brasileira sub-23 (apenas com jogadores que atuem no Brasil) contra a seleção do Brasileirão eleita pela CBF. Ou seja: Rogério Ceni; Leonardo Moura, Breno, Miranda e Kléber; Hernanes, Richarlyson, Ibson e Valdívia; Acosta e Josiel.

E a escalação de Dunga foi essa:

Renan (Internacional)
Felipe (Santos)

Breno (São Paulo)
Leandro Almeida (Atlético/MG)
Léo (Grêmio)
Luiz Rodolfo (Atlético Paranaense)

Apodi (Vitória)
Nei (Atlético Paranaense)

Leonardo (Portuguesa)
Valmir (Palmeiras)

Charles (Cruzeiro)
Maycon (Internacional)
Ramires (Cruzeiro)
Toró (Flamengo)

Diego Souza (Grêmio)
Pedro Ken (Coritiba)
Thiago Neves (Fluminense)
Wagner (Cruzeiro)

Diogo (Portuguesa)
Alexandre Pato (Milan)
Keirrison (Coritiba)
Pedro Oldoni (Atlético Paranaense)

Bom, todos nós sabemos que o Dunga é um brincalhão (ou um fanfarrão, para entrar na gíria da moda). Valmir? Toró? Maycon? Luiz Rodolfo? Pedro Oldoni? Keirrison? O que é isso?

Tudo bem, tudo bem, é só um teste, uma brincadeira. Um amistoso inssosso que se tornará uma pelada de fim de ano. Mas um pouco mais de seriedade poderia dar mais coerência e respeito ao seu trabalho no futuro.

No lugar dos acima questionados eu convocaria Carlinhos (Santos - que já foi até pra seleção principal exatamente pra ser observado), Hernanes (São Paulo), Arouca (Fluminense), Edson (Figueirense) ou David (Palmeiras), Renato Augusto (Flamengo) e Caio (Palmeiras) ou Eder Luis (Atlético/MG). Mais experientes, mais observados e melhores mesmo.

É positivo observar jogadores "diferentes" (pra não dizer outra coisa), mas isso se não estivéssemos a 6 meses da competição. Isso é muito pouco tempo para uma seleção que não terá datas suficientes para se reunir.

Mas pensando mais pra frente, é possível reparar que o time principal, que deverá jogar as Olimpíadas mesmo, é MUITO BOM! Mais uma vez, temos uma safra boa, como já tivemos anteriormente.

Agora caberá a Dunga tomar os devidos cuidados com muita coisa:é preciso escalar bem os 3 jogadores acima de 23 anos, estudar bem os africanos cheios de “gatos”, a Argentina, a Itália, a Holanda e a Inglaterra e, principalmente, negociar desde já com os clubes a liberação dos jogadores “da Europa”.

Não será fácil, mas é possível. Que eu queime minha língua e tudo dê certo. Por enquanto, só dá pra saber que tudo começou mal exatamente por mal ter começado.

E pensando nas possibilidades de Dunga, inauguro aqui a SEÇÃO OLÍMPICA. O Opinião em Campo apresentará, posição por posição, cada jogador que poderá atuar nas Olimpíadas, Que o Dunga fique de olho, afinal de contas, a China "é logo ali"!

Ainda nesta semana começarei apresentando os goleiros!

Este será o espetáculo de palco onde nossos craques sub-23 desfilarão seu futebol

Nenhum comentário: