3.12.07

E o OPINIÃO em CAMPO entra no estádio

Como está na imagem símbolo deste blog, acima, a proposta não é ser mais um de futebol, como tantos outros.

Dois fatores serão predominantes: é preciso acabar com o “Emcimadomurismo” que domina grande parte da imprensa, ou seja, “é hora de arriscar”! E também será buscado sempre um ponto de vista diferente, exatamente pra não fazer o que é tão comum por aí: repetições cansativas de análises superficiais.

Claro que minha opinião não tem nenhum grande valor e nem tenho a pretensão de fazer as melhores análises da imprensa esportiva. Mas o conteúdo aqui será recheado de informações e buscando sempre levar à reflexão de quem lê também, fazendo com que, portanto, todos sejam ativos. Fazendo com que a opinião de todos entrem em campo.

Mas chega de papinho mole: vamos falar de futebol!

O Campeonato Brasileiro 2007 acabou ontem e entrou para história, como poucos deste século ou até dos últimos 10 anos. E grande parte desse campeonato histórico deve-se à última rodada. É impressionante como todos os mitos e lendas (papinhos), que insistem em sempre aparecer na cabeça dos torcedores e na boca de alguns jornalistas, foram sepultados ontem.

O mais impressionante foi a vitória do Atlético Mineiro. Colocou seu rival na Libertadores mostrando uma vontade do tamanho do seu clube. E como foi grande o Atlético ontem! E foi-se o mito de que um time pode entregar um jogo pra outro. Lenda ridícula!

E outro jogo pra reforçar a queda desse mito: há quem diga que o Inter entregou para o Goiás vingando 2005. E o Clemer, que jogou em 2005, pegou 2 penâltis por acaso? Por sorte? Só pra fingir? Ah, faça-me o favor. Lenda ridícula!

Goiás foi outro time digníssimo. Mesmo após saber que não tinha mais chance de ir pra Libertadores, jogou durante 15 minutos com essa tristeza e não cedeu o empate. Tudo bem, não atacou e sentiu o desânimo, natural. Mas lutou igual e acabou mais uma vez com a Lenda Ridícula!

E o maior mito de todos, o mais importante dentre todos ridículos e, agora, caídos: a Globo não manda no campeonato! É óbvio que o prejuízo de ter o Corinthians na Série B vai ser gigantesco. Vai transmitir os jogos no sábado e continuará ganhando dinheiro. Mas não será a mesma coisa. Imagine quantos corintianos cancelarão os payperviews após o rebaixamento! E isso não interessou: não houve nenhum rastro de complô pra salvar o Corinthians. E a arbitragem, vergonhosa durante todo o campeonato, conseguiu se recuperar e terminou bem todos jogos decisivos. Lenda ridícula rebaixada!

Nenhum comentário: