13.5.08

Quem tem garrafas para vender?

Não faltam comentaristas por aí para lamentar que a primeira rodada do Brasileirão tenha sido esvaziada por causa do interesse maior dos clubes na Copa do Brasil ou na Libertadores.

Como definiu bem Alberto Helena Jr. em seu blog, "jogaram água no chope do Brasileirão".

Não tiro a razão de quem prefere enxergar assim, afinal é um problema grave do nosso calendário e que realmente prejudica o andamento da nossa maior competição nacional.

Mas peço licença para olhar sob um ponto de vista mais otimista e encarar este fato como uma chance de analisar os times que entraram com times reservas ou promoveram alguns testes.

Dessa forma, é possível ver quem realmente tem elenco, o que é uma característica fundamental para qualquer grande ambição em um campeonato de pontos corridos.

Atlético/MG

As características do ataque foram alteradas completamente para ver se a solução para a falta de gols seria encontrada.

Ao invés dos dos jogadores de movimentação (Danilinho e Marques), entraram dois centroavantes (Renan Oliveira e Castillo).

A nova dupla foi tão fraca quanto a anterior (ou até pior) e Geninho deve ter ido dormir com uma das duas piores dores de cabeça.

Fluminense

Foi para o Mineirão com um time quase todo formado em Xerém e ainda perdeu Tartá, uma das melhores promessas, logo no começo do jogo.

O jogo foi cheio de sustos, mas certamente para os garotos foi uma valiosa lição.

E eles precisam aprender mesmo, pois a maioria tem futuro, mas deve faltar experiência para suprir, eventualmente, as necessidades do tricolor carioca.

Inter

O Colorado entrou praticamente com um time C e conseguiu 3 pontos, sem decepcionar sua torcida.


Sobrou coragem para Abel Braga apostar na vontade e na raça (que contagiaram de verdade) dos jovens Sidnei, Titi, Derlei, Adriano, entre outros...

Enfim, o Inter deu mais uma prova de que é mesmo um dos principais candidatos ao título

Santos

Fracassou completamente na tentativa de dar a última chance a alguns jogadores que estavam um tanto sumidos no elenco.

Na verdade o time titular ainda não é 100% convincente.

O grande esforço feito para manter o improdutivo Renatinho no elenco mostra como a situação não está nada fácil para os lados da Vila Belmiro.

São Paulo

É um caso já explorado em um post específico (Leia mais)

Vasco

O time não pode sentir tanta falta de Edmundo, afinal, com 37 anos, ele não consegue jogar muitos jogos e ainda manter o alto nível.

O time carioca ficou sem referência no ataque, até porque Alan Kardec voltou muito mal ao time titular.

Além disso, o zagueiro reserva Rodrigo Antônio foi testado para melhorar a segurança do time em bolas aéreas, mas o gol do Inter saiu exatamente em uma cabeçada certeira do zagueiro Sidnei.

Nenhum comentário: