18.4.08

Guerreiras [nº 07] Quem vai falar o que importa?

Mulheres que batem um bolão, sem trocadilhos dessa vez. Aqui o futebol feminino, contestado e mal-tratado, tem espaço sim!


O Brasil já treina em Pequim (foto) para enfrentar a seleção da Gana neste sábado, às 8h30, em busca da vaga olímpica, na repescagem.

Com tudo para ser um jogo tranqüilo, é preciso lembrar que o time só está nessa situação (de repescagem) por causa de um jogo que também tinha tudo para ser tranqüilo: contra a Argentina, na final do Sul-Americano.

Portanto, olhos sempre abertos e torcida atenta por esse provável time, estranhamente com 3 volantes:

Bárbara; Maycon, Aline, Mônica e Rosana; Renata Costa, Ester, Formiga, Daniela Alves; Marta e Cristiane.

Por ser um jogo de seleção, nada de muito diferente tem acontecido em relação à imprensa: a cobertura tem sido razoável e o jogo será transmitido pela Band e pela Globo.

Mais uma vez os narradores irão comentar sobre o descuido com o esporte no Brasil e tudo ficará resumido a essa velha e chata repetição...

Ninguém comentará que o Campeonato Paulista de clubes femininos já começou neste domingo e tem previsão para acabar daqui a oito meses, o que é vantajoso, já que manterá os times de sucesso em atividade por um ótimo tempo.

Ninguém dirá que o Palmeiras se uniu ao Santos e ao Corinthians e se tornou o terceiro time paulista de massa a manter um plantel feminino.

Ninguém motivará o Corinthians a confirmar os boatos e trazer a Marta para seu time feminino, o que seria uma grande vitória para todos, apesar da dificuldade disto se tornar realidade.

Ninguém dará os parabéns ao Saad, o atual campeão da Copa do Brasil, por ter conseguido trazer de fora do país duas novas jogadoras para a temporada: Maravilha e Angélica.

E, por fim, ninguém dirá que tem time utilizando jogadoras de 15 anos nos campeonatos pelo Brasil afora exatamente por causa do péssimo planejamento da CBF junto aos clubes.

Se alguma transmissão der uma dessas notícias, já será uma grande vantagem.

Mas querer que narradores e comentaristas estejam informados no dia talvez seja exigir demais.

E o poder da imprensa de mudar um pouco a situação dos clubes será mais uma vez desperdiçado...

Só fico me perguntando: até quando?

Espero que calem minha boca.

Estarei atento!
  • Leia também outros comentários do Opinião em Campo sobre futebol feminino nas seções "Guerreiras" nº 06, nº 05 e nº04

2 comentários:

Felipe Held disse...

O futebol feminino vai virar notícia de hoje até quarta-feira. Depois, só em Pequim. O que é uma pena, cara. De verdade.

Sou um dos poucos que ainda tenta manter um noticiário diário das Guerreiras. Sem pedir permissão, assumi a condição de 'setorista' do futebol feminino no trabalho. Já é alguma coisa.

--

Ah, duas coisas. A primeira é que eu também sempre esqueço meu guarda-chuva em casa, ou então, quando o tenho na mochila, tenho preguiça de abri-lo e prefiro tomar chuva.

A segunda: não falei o tema por medinho de colocá-lo na rede tão cedo e, no fundo, egoísmo. Mas se você me perguntar ao vivo, responderei sem problema algum. :)

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.