6.3.08

Uma volta pela Europa [nº 11]

O futebol sai das terras tupiniquins e viaja pra onde todos os craques se encontram. Uma volta pela Europa é essencial pra entender melhor a essência do esporte.

Sobrou emoção, charme e bom futebol nas decisões das oitavas-de-final da Liga dos Campeões nos últimos dois dias. Classifiquei tudo em categorias pra pegar um panorama geral do que rolou pela Europa.

O JOGÃO

Roma e Real Madrid apresentaram duelos táticos interessantes, boas jogadas ofensivas e vontade de fazer o placar o tempo todo. Até mesmo a Roma, que foi para a Espanha com a vantagem do empate, quis jogar bola e não paenas marcar.

Taddei (foto) roubou a cena e provou, mais uma vez, o quanto poderia ter rendido no Brasil se tivessem definido uma posição para ele, como tem sido feito na Itália. O papo de que ele irá se naturalizar italiano para jogar pela seleção de lá está cada vez mais forte.

E que esquema tático interessante a Roma tem mostrado este ano! Na verdade é uma evolução da temporada passada, que pode fazer o time até sonhar mais longe, contanto que não se distraia e pague micos, como contra o Manchester, em 2007.

O ponto triste fica por conta de Robinho, que não teve boas companhias no time, não conseguiu desequilibrar sozinho na hora certa e vê a possibilidade de ser eleito o melhor do mundo em 2008 ficar mais complicada.

Só vai lhe restar manter o alto nível no Espanhol e tocrer contra seus concorrentes que jogam a Euro.

A JUSTIÇA

Nos dois jogos o Arsenal massacrou o Milan e provou que era melhor.

O empate nunca foi justo. Nem Londres e nem em Milão.

A juventude folgada dos garotos de Arsene Wenger fez com que a experiência rossonera fosse ofuscada, mas faltava capricho na hora das finalizações.

Foi quando o atrevido Fabregas perdeu a paciência e arricou um chute de longa distância.

Acabou com a partida e saiu como favorito para ser um dos grandes nomes da competição.

A TORCIDA

Com Zico no banco e um elenco formado pela base do Cruzeiro sensacional de 2003, o Fenerbahçe tem conquistado recordes de um clube turco na maior competição européia.

Além disso, conquista também a simpatia dos brasileiros em geral.

Enfim, Zico prova que tem futuro real como treinador ao conseguir tirar o máximo de seus jogadores e formar um elenco unido.

Deivid como meia/ponta pela esquerda? quem poderia imaginar que daria certo? mas deu!

Que o sorteio seja razoável e o Fenerbahçe tenha chances de chegar às semis!

SEM SAL

O Schalke 04, mediano no Campeonato Alemão, passou pelo líder disparado do Português, o Porto.

E agora conquistou o título de "adversário ideal" de todos os times já classificados para as quartas.

E MAIS ALGUMAS BOAS NOTÍCIAS...

Para o Brasil:
Ronaldinho bateu um bolão contra o Celtic e, não fosse a lesão de Messi, eu apontaria o Barça como forte favorito ao título da Liga. O time pareceu reencontrar, por alguns minutos, aquela magia de 2005/2006.

Para o mundo: O Manchester está classificado e o seu ótimo futebol ofensivo mostra cada vez mais sinais de que pode dar certo. Que isto dê coragem para os técnicos ao redor do mundo repensarem seus esquemas estagnados com 3 volantes e/ou 3 zagueiros.

Nenhum comentário: