19.12.07

O sacrifício e a ambição

E o terceiro retorno de Vanderlei Luxemburgo para Palmeiras foi finalmente acertado.

O time palestrino teve que se sacrificar e encarar um atraso na escolha do seu treinador para 2008, mas poderá ter a recompensa. Assumiu um risco perigoso, pois todos seus concorrentes já apresentam reforços, enquanto apenas Alex Mineiro foi confirmado com a camisa verde.

Como eu escrevi e o Paulo Calçade, da ESPN Brasil, tem frisado constantemente, a diretoria palmeirense tem evoluído em diversos aspectos e 2007 foi um ano fundamental para criar as bases do crescimento do clube.

O passo posterior para consolidar esta evolução, agora com títulos, seria contratação de um técnico experiente e vencedor, assim como fez o São Paulo em 2005, com Leão e Paulo Autuori, após a passagem do, então jovem e inexperiente, Cuca.

Luxa traz junto de si inúmeras questões polêmicas, como a sua última passagem pelo clube e o alto salário que cobra, mas certamente não pode ser desvalorizado. Assim como a aposta da diretoria, extremamente válida.

O grande perigo, ao meu ver, não tem nada a ver com tudo isso e nem com a ladainha de Luxa querer se meter em todas áreas dos times pelos quias passa.

O grande perigo é exatamente a ambição de Luxemburgo, que nunca é pequena. Esta característica já o fez vencedor, mas também lhe prejudicou na carreira.

O Palmeiras tem parceria para investir, mas o mercado do futebol pro Brasil é escasso. Se o clube não conseguir as peças desejadas, o projeto que seduziu o técnico até o Palestra Itália poderá começar a naufragar no meio do ano, dependendo dos resultados do 1º semestre.

Então abrirá o mercado de verão europeu, onde todas negociações esquentam. O sonho da carreira internacional de Luxemburgo poderá ser mais forte e a ambição levará o Palmeiras a interromper seu planejamento.

Que a diretoria esteja atenta a isso, ao perceber que o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil serão competições fundamentais para o Palmeiras. Se não fizer bonito, o problema será feio no Palestra Itália para o restante do ano.

Ah, só uma observação final: ganhei o desafio que eu tinha feito com o PVC, hein... banquei o Luxa no Palmeiras e está tudo acertado. Acertei que ele sairia do Santos primeiro (50%) e agora é 100%! Bom garoto esse PVC, mas tem muito que aprender comigo!

Nenhum comentário: