13.12.07

A Copa do Mundo é nossa [nº 01]

São apenas 6 anos e o Brasil precisa evoluir de uma maneira monstruosa para receber uma Copa do Mundo em 2014. Cada passo merece ser observado com olhos críticos e isso não faltará nesta seção.

A grande questão para a Copa no Brasil será a infra-estrutura dos seus estádios, que hoje é precária. Em todos estados são comentadas muitas reformas de todos os tipos e até construção de novos estádios. O primeiro projeto mais próximo da realidade parece ser o desenvolvido pelo Palmeiras, que já foi aprovado pela prefeitura e será anunciado oficialmente já na próxima segunda-feira(17).

A idéia é que seja feita praticamente uma reconstrução do que é hoje o Palestra Itália para se transformar em uma Arena multiuso. Um novo anel superior será concebido e, apesar do grande aumento de espaço, a capacidade aumentará apenas para 42.000. Isto acontecerá para aumentar o conforto da torcida. Ao custo de 250 milhões de reais, a nova casa do Palmeiras terá também estacionamento para seis mil carros.

O clube, a construtora WTorre e a Amsterdam Arena Advisory formarão um consórcio para administrar o estádio, com contrato de concessão de 30 anos.

A grande questão levantada por blogs e programas esportivos por aí foi a forma de pagamento decidida pela diretoria. A informação é que, após a construção (que deverá terminar em 2010) o Palmeiras cederá 15% da verba do estádio para a construtora.

Houve quem entendeu errado, criticou a idéia e falou besteira, como o Antero Greco, da ESPN Brasil. Esse valor será feito como um pagamento pela construção. É óbvio que uma investidora especializada em estádios não entra em um negócio gigantesco como esse à toa. Eles precisam lucrar também e esta foi a forma proposta.

O Palmeiras aceitou, corretamente, pois o valor total da verba, mesmo com a subtração dos 15%, será muito maior do que é hoje, quase o dobro. Portanto, todos sairão lucrando. A diretoria do Palmeiras só precisa se preocupar em esclarecer melhor estes "detalhes", pois estarei de olho se não for isso.

É uma iniciativa interessante, por envolver apenas a iniciativa privada e prometer um estádio único no Brasil (possíveis fotos do projeto abaixo).

Mas é preciso ficar atento a todas essa construção. Principalmente no que diz respeito à Copa. Afinal, parece ser um projeto grandioso pensando, também, em 2014. Mas e o Morumbi? Desde o início, a idéia era que o estado de São Paulo utilizasse este estádio para sediar a Copa, não? Como ficará esta decisão caso a Arena Palestra Itália fique realmente imprecável? O que Ricardo Teixeira e cia. decidirão?

É preciso ficar de olho sempre! sempre!





















Nenhum comentário: